Bolsonaro rodou. Mas a CDHM ainda corre riscos. Saiba porquê e como ajudar!

1493606_10152152555922922_574070833_o

Valeu toda a pressão. O deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ) não irá presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). Mas a comissão ainda corre riscos. Saiba o porquê e como ajudar a não termos retrocesso novamente.

“Para fugir de temas considerados ‘polêmicos’ para os conservadores, afinal é ano de eleição e para agradar ao núcleo agrário, que perdeu a Comissão de Agricultura, o PT tende a dar a presidência da CDHM para o deputado Assis do Couto (PT/PR), que tem um perfil considerado “mais discreto” (de Pedra no Sapato)“. Assis é ligado à conservadora e evangélica senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) que por sua vez é amiga da “psicóloga cristã” Marisa Couto (que é uma das maiores inimigas da população LGBT e mentora da derrotada ‘cura gay’).

Outros nomes que estão cotados para a presidência da CDHM, são reconhecidamente mais indicados para o cargo, como o deputado Nilmário Miranda (PT/MG que inclusive ajudou a criar a CDHM) e, principalmente, a deputada Erika Kokay (PT/DF), uma das mais aguerridas defensoras dos direitos humanos e minorias, incluindo a população LGBT.

Por isso entendo que todos devem fazer ainda um último esforço para eleger Erika Kokay como presidente da CDHM. Como?

1) Entrar e compartilhar o evento do facebook “Erika Kokay para presidente da CDHM” (https://www.facebook.com/events/1439422402955504) para se municiar e saber das últimas notícias sobre a CDHM.

2) Ligar ou mandar um email para o líder do PT dep.vicentinho@camara.leg.br – Telefone: (61) 3215.5740, dizendo que você quer Erika Kokay como presidente da CDHM.

3) Assinar a compartilhar a petição: “Presidente da Câmara e lider do PT na Câmara dos Deputados queremos Érika Kokay para presidente da CDHM em https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidente_da_Camara_e_lider_do_PT_na_Camara_dos_Deputados_Erika_Kokay_para_presidente_da_CDHM_Comissao_de_Direitos_Huma/?pv=10

4) Trocar sua foto do perfil do facebook por este teaser abaixo: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152248964162922&set=gm.1453237234907354&type=1&theater

erikakokaymerepresenta

Outra missão tão importante quanto garantir alguém realmente compromissado com direitos humanos na presidência da CDHM é que os membros dessa comissão não sejam conservadores ou fundamentalistas. Como evitar isso? Mandando emails para os líderes partidários, que são responsáveis, pelas indicações nas comissões.
O Coletivo Pedra no Sapato, preparou um guia bem prático de como proceder:

A briga para impedir Bolsonaro na presidência acabou e conseguimos influenciar de fora pra dentro. Isso é ótimo! Porém, agora devemos ficar atentos pois forças da extrema-direita querem compor o colegiado da comissão para inviabilizá-la. Ano passado muitos partidos cederam suas cadeiras ao partido de Feliciano. Este ano tem que ser diferente! Por favor, enviem mensagem pras lideranças partidárias pedindo pra que elas NÃO cedam suas vagas a deputados contrários a promoção dos Direitos Humanos. Segue a lista de e-mails e um modelo de mensagem curtinha.

dep.vicentinho@camara.leg.br; dep.antonioimbassahy@camara.leg.br; dep.anthonygarotinho@camara.leg.br; dep.jovairarantes@camara.leg.br; dep.jandirafeghali@camara.leg.br; dep.andremoura@camara.leg.br; dep.georgehilton@camara.leg.br; dep.rubensbueno@camara.leg.br; dep.ivanvalente@camara.leg.br; dep.luistibe@camara.leg.br; dep.chicodasverduras@camara.leg.br; dep.eduardocunha@camara.leg.br; dep.eduardodafonte@camara.leg.br; dep.moreiramendes@camara.leg.br; dep.mendoncafilho@camara.leg.br; dep.betoalbuquerque@camara.leg.br; dep.fernandofrancischini@camara.leg.br; dep.vieiradacunha@camara.leg.br; dep.sarneyfilho@camara.leg.br; dep.franciscotenorio@camara.leg.br; dep.givaldocarimbao@camara.leg.br

Líderes da Câmara dos Deputados,

Gostaria de pedir encarecidamente que a mesma manobra utilizada por grande parte dos senhores ano passado, para compor o colegiado da Comissão de Direitos Humanos e Minorias com pessoas ligadas a extrema-direita e contrárias a promoção dos Direitos Humanos não se repetisse. Participei da campanha muito bem sucedida para pressionar de fora pra dentro para que o deputado Bolsonaro não conseguisse a presidência da comissão e estamos monitorando suas ações neste momento. Qualquer movimentação nesse sentido que alertamos será encarada como SABOTAGEM. Devemos preservar para o bem da democracia, o ÚNICO espaço contra-hegemônico que existe na Casa.

Att,
(o seu nominho)

pedranosapato

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Você pode usar tags HTMLs e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>